sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cuidado com as Piramides Financeiras

Aqui é André Rodrigues! Vamos Falar de MMN e Pirâmides Financeiras? Aqui você vai aprender a diferenciá-los e escapar das armadilhas que existem no mercado. 
(Acesse - Post 1) - (Você Está lendo Post 2) - (Acesse - Post 3)
No Artigo anterior "Você Sabe o que é Marketing Multinível ou MNN?" esbocei a definição de MMN e opinei sobre a prática deste tipo de comércio. Neste segundo artigo vou definir o que é uma Pirâmide Financeira e tentar explicar de forma simples como identificar empresas que trabalham com este modelo, que podemos chamar de "Esquema". 

O que é uma Piramide Financeira?


 Você certamente já ouviu falar sobre este assunto que toma a cabeça de muitas pessoas. Muitas vezes nos deparamos com propostas de empresas que dizem ser capazes de transformar sua vida financeira praticamente da noite para o dia. Cuidado! Fique alerta e não aceite qualquer proposta sem analisar atentamente como ela funciona. O que não falta no mercado é gente tentando ganhar dinheiro fácil. Você sabe o que é Piramide Financeira? Esquemas de Piramide são na verdade um modelo comercial onde um "Empresa" vende uma proposta de renda, onde você irá ser remunerado por investir certa quantia para entrar no esquema e depois por recrutar novos investidores. Mas espera! Isso não é o MMN? Negativo! 
A diferença entre os esquemas de Piramide e do Marketing Multinível é simples: no MMN existe um produto real onde mais de 70% do faturamento da empresa advém desse produto. Uma das empresas que realmente trabalham com o MMN verdadeiro e que posso citar sem medo de errar é a Up!Essencia

Já nos esquemas de Pirâmide Financeiras pode até existir um produto. Isso porque hoje em dia como estes esquemas já estão manjados, e o MMN cresce absurdamente em todo o mundo, as piramides começam a se disfarçar de MMN e criam um "produto" muitas vezes digital para tentar enganar as pessoas. Isso mesmo! As piramides financeiras tentar se vender como empresas de MMN. Por isso tanta confusão. Essas empresas confundem as pessoas que muitas vezes acabam por perder a credibilidade no verdadeiro Marketing de Rede.  

"A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51."

As Piramides que estão em alta no momento são TELEXFREE e BBOM, mas existem outras infinitas empresas de esquemas financeiros. Digo infinitas, porque todos os dias aparecem novos sistemas com promessas de ganhos fáceis e lucros avassaladores comparados ao valor investido. O que sustenta o "negócio" são os novatos que investem para entrar e com esse dinheiro sustentam os mais antigos que estão nos níveis acima da piramide. 


Mas afinal, porque devo ter cuidado com as Piramides?

Muitas pessoas acreditam que esses esquemas podem realmente transformar suas vidas. Sabe porque? Porque muitas vezes quem lhes apresentam o esquema são pessoas de confiança, amigos, familiares... que até estão ganhando dinheiro! "Ué?!?! Então não tem perigo! Vou entrar em um desses esquemas e ganhar dinheiro também!". É fácil você ter pensado isso. Mas há perigo sim! Como já disse antes, nesses esquemas quem sustenta o negócio é quem está na base da piramide, ou seja, os novatos. A partir do momento em que a quantidade de pessoas recrutadas não for suficiente para sustentar os níveis acima o sistema quebra. Ai então, todos perdem. Talvez, dependendo do esquema forjado alguns ainda saiam no lucro. Mas só quem terá ganho são as pessoas que estão no topo da piramide, ou seja, quem entrou primeiro no esquema. Outro risco que as pessoas correm é que essas empresas estão sujeitas a sofrer investigação devido ao nosso sistema econômico tentar nos proteger de golpes como esse. Assim, o sistema pode falir bem antes do esperado e deixar muita gente na mão. Por isso, cuidado! O risco escondido nesse tipo de investimento é bem maior do que parece.

No próximo artigo vamos abordar com maiores detalhes como identificar um esquema de piramide e os riscos de se fazer qualquer investimento nesses esquemas.  Até logo!


E você? Que me diz?

E você? O que pode nos dizer sobre este isto? Comente aqui, e conte suas experiências. Faça parte deste artigo, e ajude-nos a compor esta postagem com maiores e melhores informações para os visitantes. Curta este artigo, ajude nos a melhorar sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE o seu comentário e nos ajude a melhorar!